sábado, 20 de junho de 2009

Aula de campo - Agroecologia Assentamento Rajada

Entrada do Assentamento Rajada (Distrito Deserto, Itapipoca - CE) Casa sede do assentamento Rajada
Horta mandala

Jakcelia Coordenadora do laboratório de ciências, Lúcia coordenadora do Laboratório de Informática e Isabel aluna do 3° ano B

Lucia (coordenadora do Laboratório de Informática)


Professora Jakcelia com os alunos pesquisadores na cachoeira do Assentamento Rajada.

A Agroecologia representa um poderoso instrumento de ruptura com a tradição reducionista na qual se baseia a ciência moderna, principalmente pela sua proposta de trandisciplinaridade, por incorporar a complexidade, a dúvida e a incerteza, além de validar também os saberes tradicionais e cotidianos. Tem como inovação a junção harmônica de conceitos das ciências naturais com conceitos das ciências sociais. Tal junção permite nosso entendimento acerca da Agroecologia como ciência dedicada ao estudo das relações produtivas entre homem-natureza, visando sempre a sustentabilidade ecológica, econômica, social, cultural, política e ética.
A agroecologia é uma abordagem da agricultura que se baseia nas dinâmicas da natureza. Dentro delas se destaca a sucessão natural
, a qual permite que se restaure a fertilidade do solo sem o uso de fertilizantes minerais e que se cultive sem uso de agrotóxicos.
O modelo de horta cultivada no assentamento é a horta mandala, onde os canteiros estão dispostos em círculos e não em linhas retas. Plantam-se verduras, legumes, frutas e medicinais. A Horta Mandala tem diversas vantagens, pois permite o aproveitamento máximo da água e da terra, tem custos de produção menores que os da irrigação tradicional e permite usar áreas bem pequenas. Sendo ideal para a agricultura familiar.
No assentamento Rajada , Distrito Deserto do município de Itapipoca - Ce , os agricultores trabalham no regime de agroecologia, os mesmos planta suas hortas mandalas, de onde retiram sua fonte de renda. Vendo a importância sócio-ambiental os alunos do 3 ano do colégio E.E.F.M.Hildeberto Barroso, realizaram pesquisas locais para conhecer melhor como funciona essa prática ecológica e como a população local está sendo beneficiada por trabalhar sem prejudicar o meio ambiente. Vale ressaltar que essa vivência de prática ambiental no qual os alunos passaram foi muito gratificante no processo ensino - aprendizagem.











2 comentários:

  1. muito bonita sua mandala , copiei e já estou produzindo,tenho duas lindas mandalas uma é sua outra tem no meio um galinheiro, estou ganhando muito dinheiro .

    ResponderExcluir
  2. gostei muito passa seu endereço eletronico sou genilson professor de biologia add genilcris@hotmail.com

    ResponderExcluir